Campina Grande do Sul

Localizado no primeiro planalto paranaense, o município de Campina Grande do Sul faz parte da região metropolitana de Curitiba. Distância-se 370 km de São Paulo; 102 km do Porto de Paranaguá; 32 km do Aeroporto Internacional de Curitiba Afonso Pena e 20 km do Aeroporto de Bacacheri. Por estar às margens da BR-116, Corredor do Mercosul, é dotado de infra-estrutura e destaca-se pelo acelerado processo de urbanização apresentado na última década e também pela sua privilegiada posição geográfica.

População oficial: 38.756 habitantes, segundo o CENSO de 2010

População atual: 45.354 habitantes

Área: 539.244 km²

Bioma: Mata Atlântica

Gentílico: Campinense do Sul

Limites: Limita-se ao nordeste com o Estado de São Paulo, ao norte com o município de Bocaiúva do Sul, a oeste com o município de Colombo, ao sul com o município de Quatro Barras e a leste com os municípios de Morretes, Antonina e Guaraqueçaba.

img

Mais informações sobre Campina no site do IBGE.

Brasão

img

Bandeira

img

Hino Municipal

Verdes campos e matas em flor,
Onde a vida é romance taful,
Onde as brisas são brisas de amor,
Oh! Campina bonita do Sul!

Terra assim tão generosa,
Onde achar melhor que tu?
Salve, ó solo hospitaleiro
Do meu querido Timbú!

Os teus filhos, embora afastados,
Não te esquecem paterno torrão;
Outras terras têm elos dourados,
Mas encanto maior, isso não!

No conjunto de outras cidades
Sempre humilde, bem sei, tu serás;
Mas despida de estultas vaidades,
Tua riqueza maior, é essa paz...

Essa paz que tornou minha terra
Um cenário tão acolhedor,
Onde o mundo carinhos encerra
E abre os braços a todo viajor!

É o louvor que em minh'alma se expande,
Que tu sejas, formoso rincão,
Bem feliz, doce Campina Grande,
Do tamanho do meu coração!

História

img Em 1666, surgiu o povoado Campina Grande. Era uma pequena região que pertencia ao Município de Arraial Queimado (Bocaiuva do Sul). Em 1873, foi criado a freguesia (nome dado a um povoado quando ele passava a ter a presença de um padre) de Campina Grande, com a invocação de São João Batista. Em 1880, a vila de Campina Grande passou a chamar-se Vila Glycerio. Em 1881, os moradores da Vila Glycerio fizeram um movimento pedindo a mudança do nome da localidade, que voltou a ser chamada de Vila da Campina Grande. Em 1883, a freguesia de Campina Grande foi elevada à categoria de vila (local em que ficava a sede do governo do município), desmembrando-se do município de Arraial Queimado. No dia 22 de março de 1884, foi instalada a Câmara Municipal da Vila da Campina Grande e foram eleitos os primeiros vereadores. Em 1892 foi eleito o primeiro prefeito, Tenente José Eurípedes Gonçalves. Em 1939, o Município de Campina Grande foi extinto e a região passou a ser Distrito, em parte de Piraquara e em parte de Bocaiúva do Sul. Em 1943, pela Lei n° 199 de 30 de dezembro, o nome de Campina Grande foi mudado para Timbú, continuado a ser distrito do município de Piraquara. A partir de 1951 , com a Lei n° 790, a região voltou a ser município, ainda com o nome de Timbú. Em 1956, por reivindicação da população, o município recebeu o nome de Campina Grande do Sul.

Mais história de Campina Grande do Sul.