PORTAL DE NOTÍCIAS

01/09/2022   Saúde   Eventos

Mamães campinenses participam do primeiro encontro de 2022 sobre os cuidados com os bebês

O Programa Cuidando da Maternidade foi retomado no dia 25 de agosto,  por meio da Secretaria de Saúde de Campina Grande do Sul em parceria com Hospital Angelina Caron. A reunião contou com a participação de 38 gestantes e aconteceu no Espaço do Colaborador – no HAC.  
Trazer conforto, conhecimento, apoio e bem estar às gestantes,  é um dos objetivos do programa, tendo em vista o acolhimento e os ensinamentos que se transformam em cuidado, representando um momento muito importante para as futuras mamães. 
Nesse momento participaram 38 gestantes, companheiros e servidores da Atenção Básica do município. O evento foi ministrado pela ginecologista e obstetra Dra. Pamela Mélo, que abordou os principais exames do pré-natal e sua importância. Após a conversa, foi realizado dinâmica com os participantes e um sorteio de brindes para as mamães.

Tornar-se mãe
 Izabela Regina Broch, gestante de  20 semanas avaliou positivamente o programa. “Gostei muito de participar da reunião e estarei presente nas próximas. Torna-se mãe é uma vivência que envolve mudanças biológicas, somáticas e sociais” disse a gestante que parabenizou todos os  envolvidos.

A coordenadora do Programa de Humanização do Hospital Angelina Caron, Beatriz Paternostere, relata o projeto evita riscos para mães e bebês.1. “Iniciamos o Programa em 2011, com o foco de alertar as mulheres campinenses na intenção de demonstrar os perigos que a falta de cuidado com recém-nascidos podem ocasionar. Tratar sobre os cuidados que devem ser tomados para que os bebês e as mães não corram riscos, disse a coordenadora.

Para  secretário de saúde Leandro Zanetti, às mães tem a oportunidade de sentir-se mais segura. “ A importância da parceria com o HAC, do retorno dessas ações, visa  um pré-natal bem orientado, em que a gestante sinta-se segura e acolhida para esse momento importante” disse Zanetti.

Até o final do ano, ocorrerão  mais três encontros, sempre na última quinta-feira de cada mês.

        Inscrições para as reuniões de setembro (29/09), outubro (27/10) e novembro (24/11) podem ser feitas na recepção das Unidades Básicas de Saúde do município. Dúvidas no fone 41 3676-8101

Fotos: Marcia Ferrarini/PMCGS

Fotos