25/08/2022   Educação   Eventos

Profissionais da rede municipal de ensino participam da Formação Continuada 2022

A Secretaria Municipal da Educação realizou nos dias 22 e 23 de agosto, mais uma etapa da Formação Continuada dos profissionais da educação. A edição 2022 envolveu cerca de 380 servidores e teve como objetivo, aperfeiçoar os profissionais que atuam nas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), principalmente para lidarem com os desafios dentro da sala de aula, de modo a oferecer mais qualidade no ensino e no desenvolvimento dos alunos.

A solenidade de abertura foi realizada na segunda-feira, dia 22, no Teatro Municipal José Carlos Zanlorenzi. O evento contou com a participação de autoridades municipais e profissionais da Educação, seguindo com a palestra "Garantir o direito de aprender dos estudantes", ministrada por Ângela Mendonça. Fazendo importantes reflexões sobre a infância e adolescência, a palestrante apresentou um olhar diferenciado a ser lançado sobre a aprendizagem, priorizando acima de tudo, a qualidade da educação e assegurando o direito de cada indivíduo no processo de aprendizagem.

Oficinas nas escolas e Cmeis

A Formação Continuada 2022 seguiu com oficinas pedagógicas realizadas em escolas municipais e Cmeis.

Os profissionais da Educação receberam capacitação no novo laboratório de matemática, adquirido no primeiro semestre desse ano, e que será utilizado em todas as escolas, como um importante componente curricular.

Os professores que atuam no apoio escolar (reforço), tiveram formação com a professora Silvia Collelo, com enfoque na aprendizagem e na recuperação dos alunos com defasagem, a partir de trabalho com a leitura e com a escrita. Também houve formação para os professores que lecionam as disciplinas de ensino religioso e artes, com a abordagem do Ensino Religioso voltado para as Ciências das Religiões, que investigam a manifestação dos fenômenos religiosos em diferentes culturas e sociedades.

As oficinas realizadas com os professores e educadores da Educação Infantil, foram pautadas em atividades para o desenvolvimento da criança, com foco no contato com a natureza a partir de brincadeiras, sociabilização, criação de hipóteses, verbalização e ampliação do vocabulário linguístico, permitindo aos pequenos criar elos afetivos por meio da memória sensorial.

Ações contínuas da Prefeitura na Educação

A Prefeitura de Campina Grande do Sul investe continuamente na Educação. Além da Formação Continuada, foi realizada a Semana Pedagógica em fevereiro, formação por meio do Programa Educa Junto, seminários e palestras.

Foram realizados investimentos em tecnologia para apoiar os servidores nas escolas e Cmeis, com a aquisição de laboratórios de matemática, tablets, bem como os aparelhos de telefone celular que os professores já haviam recebidos no período das aulas remotas.

A secretária da Educação, Simone Ferrarini de Souza Millek, destacou que a formação e a capacitação em educação se efetivam por meio de um processo contínuo e coletivo de reflexão sobre a prática, tendo como base os conceitos de inclusão, igualdade e diferença. "A Formação Continuada é uma das melhores formas de oferecermos a qualidade no ensino", concluiu a secretária.

O prefeito Bihl Zanetti falou sobre a formação dos profissionais da educação. "É essencial investir em qualificação profissional aos nossos servidores. Com a Formação Continuada, podemos proporcionar um melhor preparo de nossos profissionais e consequentemente da qualidade da nossa Educação. Tenho certeza que esse é o caminho certo", disse o prefeito.