01/11/2022   Meio Ambiente e Agricultura

Programa CastraPet Paraná atende 108 animais em Campina Grande do Sul

Na sua segunda edição, o programa Castrapet, parceria entre Campina Grande do Sul  e o Governo do Estado, a equipe de médicos veterinários  realizou a castração de 108 animais entre cães e gatos. A ação aconteceu durante todo o  dia 31/10, no Centro de Eventos. O critério definido de acordo com a realidade do município foi em atender inicialmente as protetoras e cuidadoras de animais de rua e a população da região  cadastradas no CadÚnico.  Alguns dos animais tiveram reprovações na triagem  do pré-operatório além dos que não compareceram ou desistiram.

A esterilização acontece dentro de um castramóvel, unidade equipada com centro cirúrgico, sala de recuperação, sala de preparo, autoclave, aparelhos de anestesia inalatória, monitor multiparamétrico, entre outros, o que garante um atendimento de qualidade.

O prefeito Bihl Zanetti, acompanhou o início dos trabalhos no local, conversou com tutoras e destacou a parceria com o governo do Estado. “A castração é uma demanda crescente em toda região metropolitana. O papel do Castrapet é importante  na questão da saúde pública e serve também  como apoio e incentivo às questões ambientais e assim avançamos no controle e maior esterilização da população de animais de rua da cidade” avaliou o prefeito

Aprovaram

Para Claudineia Harkusz Cerqueira, moradora do Jardim da Colina,  não seria possível castrar seus 7 gatos e duas cadelas de rua, resgatados para ficar em um lar temporário na casa da sua irmã. “Todos que gostam de animais sabem que para manter não está nada barato. Os custos com medicação, ração, etc...  fica fora do orçamento conseguir castrar todos para quem tem muitos animais. Está aprovada a  ação do Governo do Paraná com a prefeitura de Campina Grande do Sul foi muito importante. Que venham mais parcerias pensando do bem estar animal” destacou Claudinéia.

Para a tutora de 19 cães, Elenice Kerschner, moradora no bairro  Mandassaia, o serviço do CastraPet é ótimo. “Acompanho o trabalho deles pelo Paraná e os profissionais são muito competentes. Os animais saem com remédio para pós operatório e chipagem de identificação. Nessa ação de Campina até roupa cirúrgica eles ganharam.
Serviço completo. Cuido entre 15 a 20 cães na rua dando alimentação, remédios, casinhas e carinho” falou Elenice que após a castração e recuperação devolve os animais em seus locais.

Circuito lúdico

A  pedagoga Angela Panizzi,  da educação ambiental do IAT – Instituto Água e Terra, atua  nos cronogramas do CastraPet apresentando atividades lúdicas que tem como  objetivo destacar a importância de cuidar bem dos pets e também explica sobre as necessidades básicas do animal e cuidados pós operatórios à castração.
Em um  Circuito  denominado "Eu cuido do meu Pet",  com utilização de materiais simples: bichinhos de pelúcia, potinhos plásticos, embalagens de ração, brinquedos de "médico" etc; ela ensina as crianças sobre como podem ajudar os pais a cuidar dos seus animaizinhos.

O CastraPet Paraná

É promovido pelo Governo do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), e conta com o apoio das prefeituras, responsáveis pelo cadastro das famílias beneficiadas. Desde 2019, mais de 40 mil animais foram atendidos pelo programa. Até o início do ano que vem, o programa irá atingir 275 municípios (68% do Estado do Paraná). Os investimentos são de R$ 15,6 milhões, oriundos do Tesouro Estadual e de emendas parlamentares.
Os objetivos do programa são prevenir zoonoses, evitar a ninhada indesejada e chamar a atenção para os maus-tratos e o abandono de animais.

Comunicação PMCGS
Fotos: Marcia Ferrarini/PMCGS