06/06/2022   Cultura

Secretaria de Ação Social, Família e Cultura promove a apresentação do Teatro de bonecos “Montando Lobato” de Élcio Di Trento

No dia 30 de maio no Teatro Municipal José Carlos Zanlorenzi, foi apresentada a peça de teatro de bonecos “Montando Lobato”, para crianças de 05 a 12 anos de idade. Participaram cerca de 480 alunos da Escola Municipal Augusto Staben.
    Campina Grande do Sul está entre as 28 cidades da grande Curitiba, onde circulará o Projeto de Teatro de Bonecos, realizado por meio da Lei de Incentivo Federal do Ministério do Turismo, com incentivo fiscal da Sanepar, edital nº 025/2020, Paraná Cultural.
    O espetáculo apresentado pelo ator Élcio Di Trento, foi inspirado na vida de Monteiro Lobato, autor das primeiras histórias infantis brasileiras, e nos contos do Sítio do Pica Pau Amarelo, com o intuito de fazer as crinaças mergulharem e se encantarem com o universo dos livros e das histórias.
    Após a apresentação do espetáculo, foi realizada uma palestra com Élcio, voltada às supervisoras das escolas municipais. O objetivo da oficina foi de retratar a importância do autor e escritor Monteiro Lobato na literatura brasileira e mundial. Élcio falou sobre o escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, conhecido como o pai da literatura Mundial, o primeiro a se debruçar sobre o tema e a pensar na literatura para crianças. Ele destacou que Monteiro Lobato surgiu tempos depois de Hans, trazendo à literatura brasileira, suas histórias e de autores de outros países, que foram traduzidas para a língua portuguesa. Neste momento, apontou a importância em sempre promover o momento da leitura com os alunos, a contação de histórias, a cultura do teatro e do teatro de bonecos. O ator comentou: “estou feliz pela oportunidade de estar aqui e realizar o primeiro teatro pós pandemia”. E ainda disse: “ durante o espetáculo, uma criança me perguntou se eu iria continuar a história com outros personagens do Sítio. Voltarei outro dia e vou contar mais histórias. Esse processo de continuidade cabe muito a cada criança de querer ler, cabendo também a escola trabalhar este conteúdo em sala de aula, trazendo outros personagens e outras histórias de Monteiro Lobato. Assim que tiver uma nova oportunidade retornarei a este palco lindo”, concluiu.
A secretária de Ação Social, Família e Cultura, Vanessa Dal Ponte, ressaltou: “as atividades trabalhadas com as crianças são importantíssimas para aguçar o seu interesse e sua criatividade. O universo criado pelas peças teatrais é mágico”, finalizou.