24/10/2022   Educação

Semana da alimentação saudável leva informações de bons hábitos alimentares para comunidade escolar

Na semana de 17 a 21 de outubro os alunos do 5º ano das escolas municipais de Campina Grande do Sul participaram de palestras sobre a “alimentação saudável”, sob a supervisão das nutricionistas da Secretaria da Educação e estagiárias de nutrição. Foram  abordados temas sobre alguns grupos de alimentos, consumo da água e fibras, alimentos in natura, alimentos minimamente processados, processados e ultra processados. Também, foi ressaltado sobre a importância do consumo de alimento no desjejum e da merenda escolar ofertada nas instituições.
Também foram desenvolvidas diversas atividades visando  a “Alimentação mais nutritiva”, atrelado a promoção da atividade física com o objetivo de incentivar a conscientizar a comunidade escolar sobre a importância de melhorar a forma de se alimentar, escolhendo alimentos de qualidade nutricional.

Dica da Nutri

De acordo com a nutricionista Laurita Cugler, é na infância que as crianças descobrem o hábito alimentar. “É de suma importância trabalhar a alimentação continuamente com os educandos. É necessário ter um olhar especial nessa fase da infância, pois nela que consolida os hábitos em suas rotinas, o que irá refletir diretamente em sua saúde. Dica da Nutri: “Desembale menos e descasque mais!”, orienta a nutricionista.

Dia Mundial da Alimentação

O Dia Mundial da Alimentação  comemorado no dia 16 de outubro,  foi criado com o intuito de desenvolver uma reflexão a respeito do quadro atual da alimentação mundial. O tema em 2022 é Alimentação Segura, Melhor Saúde. Também, em 21 de outubro é comemorado anualmente o dia Nacional da Alimentação Escolar. Esta data tem o objetivo de chamar a atenção de toda a comunidade sobre a importância de pensar e manter bons hábitos alimentares para as crianças, jovens e adultos estudantes.

Fotos: Marcia Ferrarini