30/06/2022   Social

Realização da Primeira Semana Cultural de Inverno foi um sucesso

Encerrou-se na quinta feira, 23/06 a primeira edição da Semana Cultural de Inverno de Campina Grande do Sul, realizada pela Secretaria de Ação Social, Família e Cultura.
        O evento contou com a participação de músicos e cantores regionais. O principal objetivo da Semana Cultural foi de promover e divulgar os trabalhos dos artistas do município, abrindo espaço para suas apresentações no palco do Teatro Municipal, que sempre recebe grandes espetáculos, além da fazer a entrega oficial da reforma e revitalização do Teatro.

A semana de apresentações foi intensa e cheia de grandes surpresas. Na segunda-feira, durante a abertura do Festival, houve a apresentação da Orquestra Cordas do Iguaçú de Tunas do Paraná, sob a regência do maestro José Maria Magalhães, com integrantes da Orquestra Sinfônica do Paraná e de alunos do projeto. Fizeram parte do repertório, músicas clássicas de compositores famosos como Johann Sebastian Bach, Mozart, Osvaldo de Lacerda, entre outros. Na terça-feira, o cenário mudou completamente com apresentações dos gêneros Pop, Pop Rock e Rock and Roll, incluindo sucessos nacionais e internacionais. Apresentaram-se os cantores Jhon Rhaff, Fernando Falavinha, Gabriel Oliveira, Gustavo Rodriguez, Banda Overgasmo e Banda Égide. O estilo sertanejo foi apresentado na quarta-feira, levando o público presente a cantar com os artistas, grandes sucessos que marcaram época. Quem marcou presença no palco foram os cantores Fares, Rodrigo Rossi e o encerramento da noite ficou por conta da dupla Sandro e Leo.

Na última noite de apresentações da 1ª Semana Cultural de Inverno, o destaque foi a Banda Escola, do município de Fazenda Rio Grande, como convidada especial, que tocou diversos temas que fizeram parte de trilhas sonoras de filmes de Hollywood e outros sucessos. A Banda Escola, conta com quatro projetos que funcionam em perfeita harmonia: fanfarra, banda, linha de frente e curso de musicalização. A fanfarra é composta por instrumentos de percursão; a banda por instrumentos de metais e de percursão; a linha de frente pelo estandarte, pelotão e bandeiras, corpo coreográfico e balizas; no curso de musicalização os alunos aprendem as diferentes linguagens, estilos e formas musicais.
        A secretária Vanessa Dal Ponte apresentou o evento e disse: “A promoção de eventos como este são fundamentais para trabalharmos a questão cultural dentro das nossas atribuições, sem contar que é um enorme aprendizado organizar um evento assim e valorizar os nossos artistas. Tenho certeza que este é o primeiro de outros que pretendemos realizar. A primeira edição foi um sucesso”.
       O prefeito Bihl Zanetti acompanhou as apresentações e elogiou a realização: “Estou muito feliz em poder realizar este evento no Teatro Municipal a partir de sua reinauguração. Fizemos investimentos no espaço do teatro, trazendo melhorias em sua estrutura, justamente para podermos trazer este tipo de atração ao público”. E destacou: “O objetivo da criação da Semana Cultural de Inverno é trazer o foco para o artista campinense, promover o seu trabalho e valorizar gente tão talentosa que temos e que as vezes nem conhecemos. Fiz questão ainda de trazer artistas de outros locais, contando com a parceria dos municípios de Tunas do Paraná e de Fazenda Rio Grande, que possuem dois grandes projetos que funcionam muito bem e que podemos nos espelhar futuramente, estudando a nossa realidade. Continuamos trabalhando sério para proporcionar grandes melhorias em todas as áreas do município e com a Cultura não é diferente”, finalizou o prefeito.