27/10/2022   Educação Saúde

Alunos de Campina Grande do Sul recebem Kit de saúde bucal

Mais de 3.400 alunos da rede de ensino da Prefeitura de Campina Grande do Sul, receberam na manhã de quarta-feira (26) um kit de saúde bucal  em estojo individual contendo duas escovas de dente,  creme e fio dental, além de um livro de 20 páginas com atividades lúdicas para colorir. A iniciativa é das secretarias de Educação e Saúde e visa incentivar a atenção à saúde bucal dos alunos do município, como também ampliar o acesso às ações de promoção e prevenção em saúde bucal pautadas no Programa Saúde na escola – PSE.

O prefeito Bihl Zanetti participou do evento de entrega dos kits na Escola Municipal Lucídio Florêncio Ribeiro, acompanhado da secretária da Educação Simone Ferrarini de S. Millek, do secretário de Saúde, Leandro Zanetti, do coordenador de Saúde Bucal  Dr. Leonardo Ferreira Filippin e equipe técnica de ambas secretarias.

“Seguimos investindo na saúde e na educação de nossas crianças. Em nossa gestão o compromisso vai além das obras. É preciso olhar para ações como essa que marcam a memória dos alunos que associam mais facilmente a importância da higiene bucal por meio de um material lúdico. Essa prevenção bucal terá reflexo no futuro”, disse o prefeito que parabenizou todos os envolvidos.

A quantidade do kit de higiene bucal é baseada no número de alunos matriculados no Ensino Fundamental - 3406 alunos – e também contempla um kit profissional para cada escola de maneira que o educador as atividades pedagógicas. O kit profissional contém um livro de 20 páginas sobre informações sobre a higiene bucal das crianças, contendo legislação e orientações governamentais. Um material lúdico de jogo gigante, fantoches, arcada dentária em resina, que servirá de  apoio para atividades em sala de aula.

Prevenção

De acordo com o dentista e coordenador de Saúde Bucal do município, Dr. Leonardo Ferreira Filippin, a ação promove melhor qualidade de vida, prevenção e orienta os alunos em uma escovação adequada. “O Programa Saúde na Escola (PSE) desenvolve ações de saúde voltadas aos alunos com o objetivo melhorar a qualidade de vida. Com esses kits promove-se um estímulo com  o cuidado com a saúde bucal, a correta escovação e outras informações que geram resultados positivos importantes principalmente na prevenção das doenças bucais assim como a necessidade de ensinar e motivar hábitos de higiene bucal às crianças”, destaca Filippin que alerta as ações do  município por meio das secretarias de Educação e Saúde, que tem levado para as escolas palestras que atuam na motivação da saúde bucal sob a supervisão de dentistas e auxiliares de saúde bucal.

Fotos: Diego Tiller