PORTAL DE NOTÍCIAS

23/08/2023   Educação Segurança DEFESACIVIL  

Projeto Defesa Civil na Escola leva alunos no contraturno escolar ao 20 BIB

A Secretaria Municipal de Ordem Pública e Segurança, por meio de ações da Defesa Civil Municipal, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação, segue desenvolvendo o Projeto Defesa Civil na Escola, com a participação de cerca de 90 alunos dos quartos e quintos anos das Escolas Marcos Nicolau Strapassoni e Alessandra Cristina Assunção, que fazem o contraturno escolar no Projeto Piá Walfrido Ribeiro de Souza, do bairro Santa Rosa.

Criado inicialmente com o objetivo de despertar nos alunos a percepção sobre riscos presentes em suas comunidades, hoje o projeto também trata de temas relacionados a educação, saúde, segurança, prevenção e risco de acidentes num contexto geral.

As atividades com as turmas são divididas em palestras e aulas de campo. As palestras são realizadas em aulas com 50 minutos de duração no Projeto Piá e abordam temas sobre as práticas de prevenção e medidas a serem tomadas diante de desastres naturais ou outras situações de risco. As aulas de campo servem para proporcionar experiências às crianças, aprimorando suas técnicas de observação, de coleta de informações e ao mesmo tempo correlacionar o que foi visto na teoria. 

No primeiro semestre o projeto apresentou aos alunos o tema  “Aprender para Prevenir" destacando assuntos como trânsito seguro, desastres naturais, atuação do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil, prevenção da dengue e outros. Os alunos fizeram visitas de campo no prédio da Guarda Civil Municipal, do Corpo de Bombeiros e na Escola de Trânsito, em Curitiba.

No segundo semestre, tópicos como ordem unida, bem-estar animal, direitos da criança e do adolescente, prevenção contra incêndios e apresentações de teatro de fantoches, estão sendo trabalhados com os alunos. “São temas importantes que serão trabalhados com as crianças e que servirão para fortalecer a capacidade de interação com a segurança em momentos críticos”, destacou o coordenador da Defesa Civil de Campina Grande do Sul, Armando Figueiredo. Ele também falou sobre a importância do projeto. “Ensinar práticas de prevenção e medidas a serem tomadas diante de desastres naturais ou outras situações de risco, não apenas protege os alunos, mas também os capacita a se tornarem agentes de conscientização em suas comunidades”, disse o coordenador.

No dia 14 de agosto, os alunos participaram de uma visita no Quartel do Exército do 20° BIB (Batalhão de Infantaria Blindada), no bairro Bacacheri em Curitiba. A atividade serviu para o aprendizado sobre segurança e operações militares, ampliando a compreensão do papel das Forças Armadas, na defesa da sociedade, estimulando o interesse dos alunos pela carreira militar e ao mesmo tempo reforçando valores de disciplina e trabalho em equipe. “O resultado dessas ações transformadoras será a criação de comunidades mais seguras e bem informadas, com um impacto duradouro no presente e no futuro”, disse o Prof. Josias Padilha, que dá aulas no projeto Piá.

O aluno Rian Fagundes relatou que a aula de campo no 20 BIB foi muito legal. “Conheci o que tem lá, como é que eles vivem ali no exército e me chamou a atenção o tamanho do espaço do 20 BIB. Eles treinam bastante, são fortes e quando tiver alguma coisa grave, como invasão ou enchentes em algum lugar, eles estarão preparados para atender. Senti vontade de servir ao exercito”, disse empolgado Rian.

A secretária da Educação, Simone Ferrarini de Souza, destacou a importância da continuidade do projeto. “Este projeto nos dá um retorno muito significativo, pois amplia os horizontes. Os alunos passam a ter uma nova consciência de atitudes”. A Secretária ainda concluiu: “O projeto está promovendo mudanças de comportamento das crianças e tornando-os mais responsáveis e comprometidos'', afirmou.

Fotos

Notícias
Recentes

Revitalização da rua João Trevisan no Jardim Paulista

Prefeitura realiza importantes melhorias com investimento na infraestrutura urbana

LEIA MAIS
Acesso ao bairro Chácaras Olhos D´água é transformado com asfalto e sistema de drenagem

A Avenida Ricieri Nivanor Bernardi passou por uma significativa transformação no trecho que se estende desde a Rodovia do Caqui até a sede da APAE

LEIA MAIS