Portal de Notícias

23/10/2025     Educação  

Valorizando a Cultura Afro-Brasileira e Indígena no CMEI Lucia Rosenente Gueno Ferrarini e Releitura de obra no Cmei Iara de Jesus Hathy Medeiros

No mês de outubro, o CMEI Lucia Rosenente Gueno Ferrarini promoveu uma experiência de aprendizado enriquecedora, reforçando seu compromisso  com uma educação que valoriza a diversidade cultural brasileira, com destaque para as culturas afrodescendente e indígena. Através de diversas atividades pedagógicas, o Cmei incentivou a reflexão sobre nossas raízes e tradições, promovendo uma vivência significativa paras as crianças.
Uma das principais atividades dessa semana foi a apresentação do Grupo Capoeira Brasil, com a participação dos Mestres Pequeno e Lobinho. A roda de capoeira, realizada com muita energia e entusiasmo, se tornou um espaço de aprendizado e prazer para as crianças. A proposta pedagógica que norteou o evento visou não apenas o conhecimento sobre a história e as manifestações culturais afro-brasileiras, mas também o fortalecimento de valores essenciais como o respeito, a cooperação e a diversidade. 
Durante a apresentação, as crianças puderam explorar a música, a dança e os elementos tradicionais da capoeira, como o berimbau, o atabaque e o pandeiro. Essa vivência despertou curiosidade, promovendo o sentimento de pertencimento e o reconhecimento da importância das culturas presentes no Brasil. A atividade complementou o planejamento pedagógico da instituição, ao integrar de maneira lúdica e educativa o universo afro-brasileiro. 
“Quando a criança vivencia as culturas afro-brasileir e indígena, ela aprende a respeitar, acolher e se orgulhar da diversidade que nos torna únicos como povo”, destacou a coordenadora da Educação Infantil Míria Colis.
Por outro lado, o CMEI Iara de Jesus Hathy Medeiros, também trouxe  uma proposta pedagógica criativa, realizando uma atividade de releitura de uma obra do artista Ivan Cruz. A pintura ‘’Brincadeiras de Crianças’’, que retrata as tradicionais brincadeiras infantis, foi o ponto de partida para uma imersão no universo lúdico das crianças.
Com a orientação da professora Aline Conte do infantil IV, as crianças exploraram os quadros de Cruz, engajaram em conversas sobre as brincadeiras representadas nas telas. 
“A proposta possibilitou o resgate cultural das brincadeiras infantis, a valorização do brincar como forma de expressão e socialização, além de desenvolver a coordenação motora, percepção visual e, acima de tudo, a imaginação”, ressaltou a professora Aline Conte.
O resultado dessa atividade foi um painel coletivo vibrante e repleto de cores, movimento e alegria, que expressou de maneira autêntica a energia das crianças, como se elas mesmas fizessem parte da obra de Ivan Cruz. A atividade não só resgatou o valor cultural das brincadeiras, mas também reafirmou a importância do brincar como uma forma essencial de expressão e socialização. 
Ambas as iniciativas, tanto no CMEI Lucia Rosenente Gueno Ferrarini quanto no CMEI Iara de Jesus Hathy Medeiros, reconhecem e valorizam as diversas culturas que compõem a identidade brasileira.

Matéria: Marcia Ferrarini de Souza 
Fotos: Professores

Ir para o inicio Ir para o rodapé Ir para o menu