PORTAL DE NOTÍCIAS

18/10/2023   Educação  

Brigada Escolar forma cerca de 200 servidores em curso de capacitação

Foi concluída no dia 18/10 a 17ª capacitação de Brigadista Escolar, em Campina Grande do Sul. O curso foi realizado em dois formatos: à distância (EAD) e presencial, esse último contando com organização e execução da capacitação para formação da Coordenação Regional de Programa NRE e do Corpo de Bombeiros Militar do município.


Ao longo dos encontros foram reforçados conteúdo do EAD como: ✔️medidas básicas de segurança e os equipamentos de detenção e alarmes de incêndio; 
✔️conteúdo sobre a importância de proteção da comunidade escolar e situações de risco, a partir da realização do treinamento por meio de simulados.

Ambas as modalidades foram constituídas em duas etapas e tiveram início no dia 26 de junho e conclusão foi no dia 18 de outubro.

A Brigada Escolar

É um grupo formado por servidores capacitados das instituições de ensino do município, que possuem os conhecimentos necessários para o atendimento básico ao enfrentamento de situações emergenciais no interior das instituições de ensino, promovendo o abandono da edificação escolar nas condições de segurança conforme legislação pertinente do corpo de Bombeiros do Paraná.
 
Formação

A formação ocorreu  no Parque Newton Freire Maia, e contou com turmas de 80 alunos. Esses servidores, após o curso, passam a ter conhecimento  sobre:

✔️plano de abandono escolar; com vistas a minimizar os impactos desastrosos de um sinistro no interior das instituições; 
✔️1º socorros: teoria e prática de diferentes situações; 
✔️ simulado de abandono emergencial de uma edificação escolar; 
✔️o papel da escola na prevenção de casos de agressor ativo, prevenção e enfrentamento, plano de ação, postura a ser tomada conforme o ambiente/momento.


A certificação será viabilizada conforme as normativas do Programa Brigadista Escolares – Defesa Civil na Escola, mediante cumprimento de 100% de carga horária da etapa teórica, combinada com nota mínima, na modalidade a distância, e etapa prática, na modalidade presencial, mediante o registro de frequência e checklist de participação.

Fotos

Notícias
Recentes

Revitalização da rua João Trevisan no Jardim Paulista

Prefeitura realiza importantes melhorias com investimento na infraestrutura urbana

LEIA MAIS
Acesso ao bairro Chácaras Olhos D´água é transformado com asfalto e sistema de drenagem

A Avenida Ricieri Nivanor Bernardi passou por uma significativa transformação no trecho que se estende desde a Rodovia do Caqui até a sede da APAE

LEIA MAIS