PORTAL DE NOTÍCIAS

11/07/2023   Social   Conferências

Conselho Municipal de Assistência Social e Secretaria de Ação Social, Família e Cultura realizam a XV Conferência Municipal de Assistência Social

Realizou-se na tarde de quinta-feira (06/07) no Teatro José Carlos Zanlorenzi, a 15ª Conferência Municipal de Assistência Social, organizada pelo CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social com participação da Secretaria de Ação Social, Família e Cultura. A Conferência teve como tema central a “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos!”.  O tema destacou as grandes mudanças que a sociedade e o país atravessam nos últimos anos. 

As Conferências Municipais têm por objetivo, analisar propor e deliberar por meio da avaliação local, sobre as políticas públicas da assistência social e definir diretrizes para o aprimoramento do SUAS (Sistema Único da Assistência Social).

Participaram da solenidade de abertura, o prefeito Bihl Zanetti, a vice-presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Marlova Elizabete Silveira, a secretária de Ação Social, Família e Cultura, Vanesa Dal Ponte, o vereador Anderson de Jesus Cardoso,  a Srª Luzia Kubica, representante dos usuários do SUAS e a Srª Rosângela Prestes de Miranda, representante das entidades da política do SUAS.

A secretária Vanessa Dal Ponte falou sobre a importância da participação popular para debater as políticas públicas a partir dos eixos discutidos durante a Conferência. “É de suma importância que a participação popular seja efetiva para que a partir das discussões e definições, possamos garantir a proteção social dos usuários do sistema”, disse a secretária.

O prefeito Bihl Zanetti falou sobre o trabalho realizado pela equipe da Secretaria de Ação Social e colocou-se à disposição para atender as demandas do Conselho. Também destacou a participação popular para fortalecimento do SUAS. “O SUAS que queremos só será possível se pudermos de fato construir políticas públicas que possam atender aos usuários e aprimorar o desenvolvimento social de forma integrada aos outros segmentos da sociedade, como a economia,  trabalho e renda, cultura, educação e assim melhorar a qualidade de vida da população”, concluiu o prefeito. 
 
Após a leitura, votação do regimento interno e dos pronunciamentos das autoridades, foi apresentada palestra magna com o tema da Conferência pelo professor Uilson José Gonçalves Araújo, especialista em Gestão de Políticas Sociais e Gestão de Projetos Sociais.

Durante os trabalhos realizados, houve ainda a aprovação das propostas dos eixos temáticos, eleição dos Conselheiros Governamentais e da Sociedade Civil Organizada que irão compor o CMAS para o biênio  2023-2025, bem como do Delegado municipal que participará da próxima Conferência Estadual de Assistência Social nos dias 03, 04 e 05 de Outubro.

Confira abaixo os novos eleitos do CMAS para a gestão do biênio 2023-2025:

CONSELHEIRAS  GOVERNAMENTAIS
SECRETARIA DE ACÃO SOCIAL, FAMÍLIA E CULTURA:
- Sandra Mara Koskosky Coradin – Titular
- Vanessa Dal Ponte - Suplente

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO:
- Simone Mazepa Pires Strapasson – Titular
- Célia Regina Braga – Suplente

SECRETARIA DE SAÚDE:
- Marlova Elizabete Silveira – Titular
- Adriana Millek - Suplente

CONSELHEIRAS SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA
Associação Kazuco Akime - Adriana Fabro Gomes – Titular
APAE - Rosangela Prestes Chinole de Miranda – Suplente

USUÁRIOS DO SUAS
- Norma Lurdes Rodrigues - Titular
- Ivone Rocio Guedes – Suplente

TRABALHADORES DO SUAS – CRAS
- Arlete do Rocio P. dos Santos – Titular
- Claudia Gomes de Liz – Suplente

Secretária Executiva - Denilza Mianes Sacerdote

DELEGADAS PARA A XIV CONFERÊNCIA ESTADUAL: 
- Luzia Kubica – Titular
- Carmem Lúcia da Silva – Suplente

RESUMO DE PARTICIPAÇÃOES:
- Entidades / Associações: 10
- Trabalhadores do Suas: 25
- Usuários de Assistência Social: 83
- Governamentais: 24
- Total de Participantes: 142

Fotos

Notícias
Recentes

Revitalização da rua João Trevisan no Jardim Paulista

Prefeitura realiza importantes melhorias com investimento na infraestrutura urbana

LEIA MAIS
Acesso ao bairro Chácaras Olhos D´água é transformado com asfalto e sistema de drenagem

A Avenida Ricieri Nivanor Bernardi passou por uma significativa transformação no trecho que se estende desde a Rodovia do Caqui até a sede da APAE

LEIA MAIS