PORTAL DE NOTÍCIAS

27/09/2023   Educação  

Escola de Campina Grande do Sul realiza campanha de coleta de lixo eletrônico e surpreende comunidade

Uma iniciativa voltada para a conscientização ambiental e envolvendo alunos Escola municipal José Eurípedes Gonçalves, localizada no centro de Campina Grande do Sul,  arrecadou mais de 200 quilos de lixo eletrônico em menos de um mês. Uma empresa do setor, a Reciclatech aderiu a campanha e fará a coleta de forma gratuita.

O projeto foi idealizado pela professora Adrieli Silva dos Reis Andreatta, a partir de um conteúdo trabalhado em sala de aula sobre o avanço tecnológico dos meios de comunicação e consequentemente o aumento da produção de lixo eletrônico, o qual dificilmente é destinado da forma correta. 
A  escola já fazia a coleta de pilhas, porém não havia no município nenhum local para descarte e destinação correta dos demais tipos de lixo eletrônico.  Com apoio da direção da escola a turma ampliou a coleta  e passou a receber vários tipos de materiais eletrônicos a fim de dar a destinação correta.

Comunidade

A campanha da coleta foi realizada pelos alunos da turma e expandida a toda comunidade escolar, pessoas de empresas e da comunidade trouxeram materiais que tinham em casa ou no trabalho para fazer o descarte. A campanha de coleta terá mais uma fase, prevista para a primeira quinzena de novembro.

Resultados

A primeira campanha de coleta de lixo eletrônico realizada pela turma do 4°ano A, da Escola Municipal José Eurípedes Gonçalves foi um sucesso! Foram recolhidos 200,4 kg de sucata eletrônica  (computadores, eletrodoméstico, pilhas, entre outros), dando a eles a devida destinação, evitando que esse material fosse parar na natureza. 

Reciclatech Reciclagem de Eletrônicos 

A Reciclatech realiza além de coleta gratuita de resíduos eletrônicos de pequenos volumes
de residências, condomínios e empresas, facilitando o seu caminho para a destinação
correta e ambientalmente responsável, como compra grandes volumes de materiais eletrônicos oriundos de empresas e indústrias, garantindo que nossos clientes cumpram com as exigências legais e sua responsabilidade ambiental.

Todos juntos

A aluna Sofia Gambeta Stczaukoski dos Santos 4ºano, destacou que esse trabalho ajudou o Meio ambiente. “Foi muito legal até pedimos que toda cidade junte o lixo eletrônico. Eu trouxe um celular estragado, agora sabemos que cada lixo tem seu lugar”.

Para professora Adrieli Silva dos Reis Andreatta "Foi um trabalho muito gratificante, a consciência ecológica é de extrema importância para o mundo em que estamos vivendo. Por meio do trabalho realizado em sala, foi possível contribuir para a formação dos alunos, e também para a preservação do meio ambiente, isso com certeza fará toda a diferença no futuro."

“O Projeto do Lixo Eletrônico, possibilitou a conscientização dos alunos e comunidade escolar nos cuidados com o meio ambiente, preparando-os para atuarem na sociedade de forma consciente na importância da sustentabilidade, através da sensibilização e envolvimento de todos. Parabéns aos envolvidos! destacou a secretária da educação Simone Ferrarini de Souza.

Notícias
Recentes

Revitalização da rua João Trevisan no Jardim Paulista

Prefeitura realiza importantes melhorias com investimento na infraestrutura urbana

LEIA MAIS
Acesso ao bairro Chácaras Olhos D´água é transformado com asfalto e sistema de drenagem

A Avenida Ricieri Nivanor Bernardi passou por uma significativa transformação no trecho que se estende desde a Rodovia do Caqui até a sede da APAE

LEIA MAIS